Neste fim de março, quando pensávamos que as águas do Google em busca orgânica estavam mais calmas após as recentes atualizações no algoritmo, somos surpreendidos com uma nova modificação. O Google promoveu na última semana uma atualização do algoritmo que passou a dar maior importância às descrições e avaliações dos produtos em lojas virtuais.
Qual foi a atualização do algoritmo do Google?
Os sites internacionais de monitoramento do Google Search Engine Journal (en) e Search Engine Land (en) detectaram (e confirmamos) uma atualização no algoritmo do gigante de buscas que, a partir de então, passou a dar mais importância a descrições escritas com alto grau de individualidade, originalidade e com um tamanho acima do normal.
Isto significa, na prática, que o Google atualizou os seus robôs para identifiquem descrições e avaliações de produtos que contenham mais termos, mais elementos, mais descrições e que efetivamente mostrem aos usuários no que consiste aquele produto, além daquela descrição padrão fornecida pelos fabricantes.
Sugestões para tirar o melhor proveito desta atualização
Vou enviar à você aqui abaixo algumas sugestões de aplicação na descrição dos produtos de sua loja. Mas veja lá: Não “deixe para depois”, pois pode ser tarde demais e você certamente correrá o risco de perder indexação no Google. Às vezes um pequeno detalhe pode fazer diferença na quantidade de visitas que você receberá e, por consequência, mas vendas dos seus produtos.
Estar posicionado nos três primeiros resultados do Google pode fazer a sua loja ter 2 ou 3 vezes mais visitas que um concorrente para aquela palavra-chave. Há keywords com fluxo de buscas superior a 300.000 pesquisas mensais! É uma diferença e tanto.
Diante de nossas sugestões, recomendamos fortemente que você se atente às descrições dos produtos para que elas passem a ter as seguintes informações:
- Aplicabilidade do produto: Onde aquele produto pode ser usado, como pode ser usado, para que deve ser usado e qual o resultado esperado, quando cabível.
- Uma descrição visual: Pensando nas pessoas com deficiência visual, encoraja-se a inclusão, na descrição do produto (na parte final) de um descritivo visual daquele produto, com todas as suas características perceptíveis à visão, de modo que possamos ter uma excelente descrição do produto para pessoas deste grupo. Isto contribui para o alongamento da descrição e dá uma maior usabilidade à loja.
- Recomenda-se a inclusão de um subtítulo prévio à descrição visual com algo como: “Descrição visual do produto para pessoas com deficiência visual” #PraCegoVer
- Dados técnicos: Informações técnicas podem e devem estar presentes na descrição do produto. Recomendamos que sejam colocadas na parte final da descrição.
E não para por aí. Veja mais algumas dicas que podem destacar os seus produtos
- Fotos: A utilização de fotos ou descrições visuais (ícones, imagens, desenhos) também é altamente encorajada na utilização de uma descrição. Isto mantém o usuário na página e facilita a sua integração à loja virtual. Os mais velhos na internet como eu devem se lembrar das extensas e cansativas descrições de produtos do Mercado Livre antes da atualização que permitiu a inclusão de HTML e imagens nas descrições dos produtos.
- Vídeos: Embeds (vídeos incorporados) do Youtube ou Vimeo também podem ser incluídos na descrição dos produtos e reforçamos que você o faça. Quanto mais tempo um cliente permanecer na sua página, menos ele estará na página do seu concorrente.
A modificação do algoritmo também mirou as avaliações dos produtos
Se você ainda não pede avaliações de produtos – ou não as tem na sua loja virtual – é a hora de fazê-lo. Esta atualização do Google também mirou a “profundidade” e o nível de detalhamento dos reviews dos clientes sobre os produtos da sua loja virtual. Veja algumas dicas para trabalhar neste quesito:
- Ative as avaliações em sua loja virtual: Se você ainda não tem as avaliações de produtos ativadas na sua loja virtual, fale com a empresa que cuida do seu e-commerce para avaliar a possibilidade de ativá-las. Se não for possível, há ferramentas externas como o TrustVox e Opiniões Verificadas.
- Incentive as avaliações: Ofereça incentivos para que os clientes façam avaliações (sejam elas positivas ou negativas). Os aplicativos de compra chineses são excelentes nesta estratégia.
- Mostre as melhores avaliações: Exiba em destaque aquelas avaliações mais completas. Para o bem da transparência, exiba também as opiniões negativas e, preferencialmente, trabalhe no pós-venda com estes clientes para que eles possam substituir esta avaliação ruim por uma positiva.
- Habilite o Google My Business: Se você ainda não criou o perfil da sua loja virtual no Google, esta é a hora. Apesar de ser voltado para comércios locais (antigo Google Places), ter o perfil do teu e-commerce configurado nativamente no Google permite que os clientes façam avaliações públicas por lá, desta forma ficando a avaliação ainda mais integrada ao buscador.
Conclusão
Como disse, não deixe para agir depois! Passe a revisar agora mesmo as descrições dos produtos da sua loja virtual. Se você tem uma agência, consultor ou profissional que cuida do SEO do seu e-commerce, converse com ele para que possam definir as melhores estratégias. Os clientes da SEO Genius e Agência SOFT que contam com a nossa Consultoria de SEO souberam em primeira mão sobre esta atualização e as medidas já estão sendo tomadas!
Você ficou com alguma dúvida sobre esta atualização? Então deixe aqui o seu comentário ou mande um e-mail para [email protected].
Este artigo nasceu de uma nota técnica enviada nesta última semana de março de 2022 para os clientes de SEO da SEO Genius.
As imagens utilizadas neste artigo são de autoria de: @Christopher Gower, @AltumCode, @Aryan Dhiman e @John Schnobrich.
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