O Blog é um canal de fácil propagação de conteúdo e, geralmente, é indexado mais rapidamente no Google do que as páginas de produtos de uma loja virtual.
Com um blog, você poderá ajudar o Google a encontrar mais facilmente a sua loja virtual, além de poder orientar o robô de busca para seguir os links que você adicionar em suas publicações.
Devo criar um blog para a minha loja virtual?
Se o seu objetivo é contribuir com o posicionamento do resultado de busca do seu e-commerce, a resposta é sim, você precisa criar um Blog hoje mesmo.
Ao criar um blog, você poderá criar conteúdos adicionais às informações dos produtos de sua loja virtual, orientando os seus clientes sobre como usar os seus produtos, a importância dos seus produtos ou mesmo tratar de assuntos complementares aos produtos vendidos em seu e-commerce.
Uma loja virtual de roupas infantis pode ter publicações no Blog sobre os desafios da maternidade, dicas de puericultura, primeiros passos e outras informações complementares. Desta forma, você poderá transformar leitores em compradores em potencial.
Uma outra vantagem dos blogs é a capacidade de divulgação dos conteúdos em redes sociais, com muito mais potencial de compartilhamento do que páginas de produtos.
Como criar um blog?
Recomendamos que você tenha um blog dentro da sua loja virtual, isto é, crie um blog dentro do seu próprio e-commerce, como sendo um www.meusite.com.br/blog. Desta maneira, você deixará todo o tráfego e todas as interações dos usuários dentro do seu próprio domínio, melhorando a performance agregada do seu site junto ao Google Analytics.
A plataforma mais utilizada do mundo para a criação de blogs em domínios próprios é o WordPress, o qual você provavelmente já tenha ouvido falar. Se a sua loja virtual foi criada em Woocommerce, você já tem um WordPress à sua disposição.
Fale com o desenvolvedor ou a agência que criou a sua loja virtual para a criação do seu novo Blog. Caso seja necessário, também é possível que o seu Blog esteja em um subdomínio, como: blog.meusite.com.br. Algumas plataformas como a VTEX necessitam que o Blog esteja num subdomínio por conta da forma que trabalham com o direcionamento do domínio. Se este é o seu caso, o seu Blog ficará num subdomínio.
Qual tipo de conteúdo colocar no blog?
Como dissemos anteriormente, você pode expandir o horizonte no seu blog, trazendo novos conteúdos complementares aos produtos que você vende em sua loja virtual. Desta forma, você poderá angariar um novo público para conhecer a sua empresa e os seus produtos.
Você pode convidar pessoas influentes, parceiros ou mesmo fornecedores para que criem artigos para o seu blog. Em troca, você também pode criar conteúdos para divulgar nos blogs e sites desses parceiros e fornecedores. Esta troca de links orgânica e natural faz parte do que o Google considera como um dos principais fatores de rankeamento nos seus resultados de buscas.
Aproveite também para fazer alguns posts com datas especiais, falando mais sobre aquele dia e a sua importância dentro do contexto dos produtos que você vende. A liberdade criativa é ilimitada!
Lembre-se sempre de manter uma certa regularidade nas publicações.
Como divulgar meu blog?
As redes sociais são a principal porta de entrada para a divulgação do Blog de sua loja virtual.
É importante que você tenha criado conteúdos que sejam ricos, ou seja, que sejam de boa leitura e que prendam os usuários. Caso você não tenha experiência na criação destes posts, há profissionais freelance em plataformas como o Workana que podem criar ótimos posts otimizados para você por um baixo custo.
Depois de o conteúdo estar pronto e otimizado, divulgue-o em suas contas de redes sociais da empresa e também faça a divulgação nas suas contas pessoais, se assim julgar interessante.
Aproveite o seu Blog para entrevistar algumas pessoas que tenham influência no seu segmento, pois é possível que com a entrevista publicada esta própria pessoa se interesse em divulgá-la para os seus próprios seguidores, aumentando o seu leque de público cativo.
Devo linkar os produtos de minha loja virtual nos posts?
Com toda a certeza! Você pode e deve linkar produtos que façam sentido nas publicações que você criar para o seu blog. Apenas recomendamos que não o faça em todos os posts, caso contrário o Google poderá diminuir a relevância do seu blog.
Sempre que fizer sentido, pode fazer a divulgação de algum produto na publicação do seu blog, apenas deixe claro que está divulgando um produto, ou seja, não o faça de forma obscurecida apenas com a inclusão de um link com pouca relevância para o conteúdo em si.
Quais resultados posso esperar ter?
Na pior das hipóteses você terá alguns novos visitantes ou mesmo receberá visitas dos clientes que já conhecem a sua marca, o que não é nada mal.
A internet é de vasto alcance e ilimitada, além de o conteúdo colocado na rede ficar pela eternidade, desta maneira sempre haverá a possibilidade de o conteúdo que você coloca hoje no ar ser acessado daqui meses ou anos por um público específico.
Muitos anos atrás nós criamos alguns vídeos no canal do Youtube da Agência SOFT de modo totalmente despretensioso. Eram vídeos simples explicando como funcionam alguns intermediadores de pagamentos, sem objetivos específicos.
Depois de alguns anos nós recebemos milhares de visualizações orgânicas de pessoas que se interessaram em buscar mais informações sobre aqueles intermediadores e que acabaram conhecendo a nossa empresa por meio dos vídeos.
Com o seu Blog pode ocorrer o mesmo. Não pense que criará o conteúdo e automaticamente o seu blog ficará lotado de visitantes, mas sim faça um investimento de longo prazo e use o Blog como uma forma de se comunicar com o seu público, mas também com o próprio Google.
Bom blogging para você!
A foto principal deste artigo é de autoria de @aaronburden.
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