O artigo de hoje é especial para você que já tem ou planeja montar uma loja virtual de roupas. Ele foi pensado com as melhores estratégias para você adotar no seu e-commerce para ter o melhor proveito possível dos benefícios do Google.
Mostraremos para você como adotar técnicas, como:
- Melhorar a descrição e título dos seus produtos
- Como analisar e acompanhar a velocidade da sua loja – importantíssima nos dias atuais
- Como escolher boas palavras-chave
- Como manter o acompanhamento do seu sucesso.
Fique comigo neste post e, ao final, deixe o seu comentário caso tenha alguma dúvida ou compartilhe o artigo com seus amigos, familiares ou colegas para que possamos atingir o maior público possível, afinal há oportunidades para todos.
Vamos lá!
O que é SEO e qual a sua importância para a sua loja virtual?
SEO é a abreviatura para Search Engine Optimization, uma sigla em inglês que significa “Otimização para mecanismos de busca”. Em outras palavras, SEO é o conjunto de estratégias que tem por objetivo tornar o seu site acessível para os mecanismos de busca, como o Google.
A importância da SEO é vital para a sua loja virtual por um motivo bem simples: Quase todo mundo que faz compras online recorre ao buscador para fazer sua pesquisa.
No caso do Google, por exemplo, segundo dados de resultados obtidos pelo Search Engine Journal , 57% dos usuários que realizam buscas no site acabam clicando em um primeiro lugar de resultado apenas. Isso significa que se você for o primeiro resultado de um site que estiver no seu ramo de atuação, tem quase todas as chances do cliente escolher a sua loja virtual como seu novo parceiro para fazer compras online.
E é aí que a otimização de SEO entra: Possibilita a você aplicar técnicas e mostrar ao Google que a sua loja virtual está preparada e que o seu conteúdo – e as técnicas aplicas nas páginas – está à frente das técnicas e otimizações aplicadas pelos seus concorrentes. Não tem segredo, tem trabalho duro e muita determinação!
Como aumentar o tráfego do seu site?
O tráfego é significativamente a chave para o sucesso da sua empresa. A regra básica é clara: mais visitantes = mais conversões = maior lucro.
Para gerar tráfego para a sua loja virtual existem, basicamente, duas maneiras: Através dos buscadores e através do seu próprio site. É claro que você vai precisar estar presente em ambos os canais, pois isso aumentará as chances do seu site aparecer para muitas pessoas.
Antes de entrarmos no mérito das otimizações, vamos falar um pouco mais sobre como pesquisar e escolher as melhores keywords ou palavras-chave para cada produto da sua loja virtual.
Como escolher as melhores palavras-chave para a sua loja virtual de
Se você quer que sua loja virtual seja encontrada nos mecanismos de busca, é importante que você conheça o que são palavras-chave primeiro.
São chamadas de Keywords (em inglês) e são uma das principais estratégias de SEO para e-commerce. Elas são as palavras adotadas para o Google entender do que se trata a sua loja virtual. Se você utiliza uma palavra comum para se referir a um produto, é bem possível que ela seja adotada por outras lojas virtuais.
Para não atrapalhar o trabalho do buscador, é imprescindível que você pesquise quais são as palavras-chaves utilizadas pelos seus potenciais clientes quando estiverem fazendo as suas buscas. Há mecanismos, como o Google Adwords (especificamente no Google Ads Planner – mesmo que você não tenha campanhas efetivamente ativas), que permitem que você monitore as palavras-chave mais utilizadas.
Com isso em mente, para aumentar suas chances de entrar nos primeiros resultados de buscas, é importante que você crie uma lista com as palavras-chaves mais relevantes para o seu negócio.
Uma dica interessante: Cuidado para não adotar nomes de produtos e marcas de outros sites ou lojas virtuais.
Por exemplo, se você oferece roupas em sua loja virtual e adotar a palavra marca Adidas, é bem possível que haja um produto com esse nome no seu ramo de atuação, o que vai gerar um resultado confuso. A menos que você venda peças e produtos originais Adidas, esta estratégia não será a melhor, pois trará tráfego qualificado, mas não qualificado para o seu produto em questão.
E como escolher, então, as melhores palavras-chave para cada produto do meu e-commerce?
A escolha das palavras-chave para seus produtos em lojas virtuais é um exercício que exige muita paciência e análise. É sempre bom, como primeiro passo, desenvolver uma lista das palavras-chave mais relevantes para o seu negócio em geral. Para isso, vamos adotar a mesma estratégia utilizada no item anterior.
Vamos supor que você tenha um e-commerce de roupas para o público feminino. Com isso em mente, você pode adotar como lista inicial algumas palavras-chave que podem ser mais relevantes e atuais para seus produtos, como:
roupas femininas, compre roupas femininas, manequim 38 roupas femininas, etc.
Com base nessa lista inicial, é hora de trabalhar com o Google Adwords e começar a selecionar as palavras-chave mais relevantes para os seus produtos. No caso do e-commerce de roupas femininas, você pode começar por adotar algumas das palavras-chave que apareceram na lista inicial, selecionando aquelas que possuem mais buscas e trazendo o volume necessário para gerar tráfego qualificado para a loja virtual.
Além disto, você também pode pegar fragmentos destas palavras-chave, como por exemplo: “roupas femininas”, digitar na pesquisa do Google (sem dar o ENTER) e verá sugestões de pesquisas complementares, como na imagem abaixo. Desta forma você estará descobrindo o que chamamos no SEO de palavras-chave de cauda longa, ou seja, keywords mais específicas – com menos tráfego, é verdade – que podem ser o primeiro passo de indexação para o seu site caso ele ainda seja novo e pouco trabalhado no SEO.
Quais são as principais características que deixam uma descrição de produto boa para o Google?
Uma boa descrição de produto apresenta algumas características que fazem com que o texto seja mais relevante para as buscas realizadas pelos seus clientes. Além disso, é importante salientar que a maioria dos consumidores, quando realiza uma busca de produto na internet, está interessado em visualizar as características do produto e saber se ele é bom ou não.
A listagem das características relevantes para o seu produto deve se dar de forma tão simples quanto possível, sem que você não perca a precisão e clareza na descrição. Quando os consumidores realizam uma pesquisa de produtos na internet, estão em busca de informação. Eles não querem saber como funciona a descrição do produto, mas sim se o que você oferece realmente atende às suas necessidades.
Imagine um conjunto de leggings femininas e uma lista com algumas características do produto. Você pode listar opções como:
- Cintura elástica e costuras reforçadas para maior conforto;
- Modelagem justa que molda a silhueta;
- Toque macio e acabamento fino para maior conforto;
- A tecnologia que reduz o atrito entre as peças e afasta o odor da transpiração.
Estes são apenas alguns exemplos de características que podem ser acrescentadas na descrição do seu produto. Obviamente, você pode listar outras características que julgar relevantes e interessantes para o seu público-alvo.
Como acompanhar os resultados de SEO da sua loja virtual pelo Google Search Console
Como dito anteriormente, diferentemente do marketing digital propriamente dito, cujo objetivo é atrair clientes para um site e-commerce qualquer tratando de produtos em geral ou aqueles que trabalham com diversas categorias de produtos, o SEO para lojas virtuais deve se concentrar na indexação de um grande volume de palavras-chave específicas e relevantes para os seus produtos.
O Google Search Console (recentemente renomeado do antigo Google Webmaster Tools) é uma ferramenta essencial para o seu e-commerce, pois ela permite que você acompanhe de perto todos os aspectos da indexação do seu site pelo Google.
Ela contém diversas informações sobre SEO direcionadas ao seu site, como a localização das páginas indexadas pelo Google, as notificações sobre anomalias no fatos dos sites e os relatórios sobre o tráfego do seu site.
Os benefícios do Google Analytics
Finalmente, outra ferramenta que pode ser muito útil na hora de acompanhar o tráfego do seu site é o Google Analytics. Com o Google Analytics, você consegue ver quais são as suas principais fontes de tráfego, bem como segmentar os visitantes por perfil.
Logo, pode-se compreender quais são os dias e horários em que seus visitantes mais frequentam o site, bem como os meios de acesso utilizados pelos consumidores para chegarem até lá.
Se você deseja aumentar as visitas e consequentemente os lucros de sua loja virtual, é essencial investir em SEO. Este artigo apresentou algumas dicas para que você possa começar a trabalhar o SEO da sua loja virtual.
Além disso, foi mencionada a importância de se ter uma boa descrição dos produtos oferecidos na loja virtual, listando as principais características do produto. Finalmente, foram destacadas duas ferramentas fundamentais para o acompanhamento do SEO do seu site, o Google Search Console e o Google Analytics.
Se você gostou deste conteúdo, mas deseja um atendimento especializado e mais aprofundado sobre o potencial de SEO da sua loja virtual, entre em contato com a nossa equipe de especialistas em SEO.
Nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificados que podem te ajudar a alcançar os melhores resultados para o seu negócio.]
Obs.: As imagens contidas neste post são do Unsplash. A imagem principal é de autoria de: @nathanareboucas
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