SEO para lojas virtuais feito do jeito certo
Temos mais de 15 anos de experiência em SEO, mais de 12 deles dedicados a lojas virtuais de micro, pequeno e médio portes. Somos especialistas em SEO para E-commerce B2C.
Em nossas estratégias de SEO, aplicamos técnicas bem aceitas pelo Google, o que pode garantir ao seu projeto um crescimento duradouro, frequente e gradativo. Nada de fórmulas mirabolantes que certamente levarão a sua loja a uma penalização do buscador. Nosso estrategista-chefe de SEO Carlos Zamora e nossa equipe de especialistas em SEO promove ações de estratégias de SEO para a sua loja virtual com foco no médio e longo prazos.
As nossas ações de SEO são centradas nestes pilares: [1] SEO On Page, [2] SEO Performance, [3] SEO Consulting, [4] SEO Content e [5] SEO Authority.
[1] SEO On Page
O SEO On Page é um conjunto de técnicas de otimização e configurações aplicadas diretamente ao código-fonte de sua loja virtual. Estas técnicas possibilitam ao Google ver as suas páginas com outros olhos quando decide por sua indexação e posicionamento no ranking de buscas.
Dentre as estratégias, destacamos aquelas que envolvem a hierarquização do conteúdo das páginas (homepage, categorias e páginas individuais de produtos), a semântica e geração das URLs, que são muito importantes para o Google, a aplicação de tags e elementos na página que incentivem o Google a organizar melhor o conteúdo de suas páginas.
Estas técnicas são feitas em maior ou menor escala, a depender de sua plataforma de e-commerce. Clientes que utilizem o Magento 1, Magento 2, WooCommerce ou PrestaShop têm uma profundidade maior na aplicação dos códigos e otimizações de SEO On Page.
Dentro das ações de SEO On Page, destacamos a experiência da SEO Genius em SEO UX. O SEO UX consiste num mix de intervenções técnicas na loja virtual que buscam contribuir com a melhoria da Taxa de Conversão (mais por visitas), ou CRO no mundo do marketing digital.
[2] Performance para SEO
Nossos especialistas em SEO são profissionais com mais de uma década de experiência em datacenters, servidores, caching e CDNs. Têm conhecimento de causa e expertise comprovada no gerenciamento de performance de lojas virtuais.
A velocidade de acesso de uma loja virtual pela visão dos usuários e, principalmente, pelos robôs do Google é fundamental para determinar a indexação das páginas. Quanto mais rápida uma página carregar – mantendo o seu conteúdo de qualidade – maiores as chances de melhores posicionamentos nos resultados do Google.
O Google tem tomado ações no fim de 2021 e começo de 2022 para aumentar ainda mais a importância da Performance nos resultados de SEO em sua plataforma.
A SEO Genius e a Agência SOFT estão preparadas para atender e proporcionar a melhoria de performance de sua loja virtual, seja ela feita em qualquer plataforma de e-commerce.
[3] Consultoria de SEO
Este pilar é baseado pela estratégia, monitoramento, acompanhamento e análise concorrencial do SEO de sua loja virtual.
Fazemos a análise e acompanhamento em tempo real do posicionamento de SEO da sua loja virtual e dos principais concorrentes em buscas orgânicas. Além de focarmos nas otimizações de sua loja, vemos e analisamos quais as estratégias estão sendo tomadas pelos concorrentes, de modo que possamos sobrepujá-las e obtermos um melhor posicionamento nos resultados de busca orgânica.
Num mundo competitivo, global e altamente dinâmico, estar numa posição acima de um concorrente pode significar de 3 a 4 vezes mais visitas em sua loja virtual, o que para palavras-chave de alto fluxo pode significar dezenas de milhares de exibições por mês.
Mensalmente – e frequentemente dentro do mês – enviamos relatórios e informações-chave de sua loja virtual para que mantenha-se atualizado(a) e no acompanhamento do sucesso do SEO do seu e-commerce.
[4] Conteúdo de SEO
Há dois fatores que são fundamentais quando falamos em melhoria de posicionamento no Google: Conteúdo e Relevância. O conteúdo é cuidado por nosso pilar de SEO Content, de modo a criarmos conteúdo único, rico do ponto de vista semântico e altamente indexável pelo Google. Em outras palavras, o conteúdo ajuda a sua loja virtual a ficar mais bem posicionada que os concorrentes.
A produção do conteúdo pode se dar de diversas maneiras consoante ao plano de ação definido para a sua loja virtual. As mais comuns de serem aplicadas são estratégias de enriquecimento de conteúdo das descrições dos produtos, formatação dos títulos para atender melhor às necessidades de busca dos clientes, descrições de categorias ou mesmo a criação e publicação recorrente de posts num Blog do seu e-commerce.
Todos os conteúdos são criados com os melhores padrões de SEO, pensados em SEO e projetados para SEO. Com um conteúdo mais rico e completo do que seus concorrentes orgânicos, a tendência é o Google melhorar o posicionamento de sua loja virtual em seus resultados de buscas.
[5] Autoridade de SEO
Quando o Google foi criado, ele diferenciava-se do Yahoo!, do Cadê, do Achei e outros diretórios pelo fato destes sites serem indexadores de links. Em seu princípio, era necessário cadastrar o site num catálogo online e aguardar a publicação. O posicionamento nos resultados dependia de uma série de fatores, a maioria deles manipuláveis.
Em 1998 o Google inaugurou na internet o modelo de PageRank, o primeiro e mais importante algoritmo (conjunto de códigos e lógica) do buscador e que revolucionou o mundo. Com o PageRank, há uma “eleição” e “troca de autoridade e relevância” entre todos os sites na internet. Os links são os votos (ou como chamamos no mundo do SEO, link juice), no entanto cada página ou cada domínio tem um peso diferente de referência.
Neste pilar, nosso time trabalha conjuntamente com equipes de Link Building, como o site internacional LinkContents.com (uma marca da Agência SOFT) na construção de autoridade para a sua loja virtual. Quanto maior a autoridade, quanto melhor o conteúdo e quanto mais sofisticadas forem as técnicas, melhor o Google posicionará a sua loja virtual nos resultados de buscas.